terça-feira, 23 de novembro de 2010

Yaw Damper, o que é isso?





Olá pessoal, passei um tempo sem postar devido trabalho, mas volto a postar mais um assunto interessante no mundo da aviação.

Yaw Damper é um sistema que certas aeronaves possuem. Quais aeronaves? Aquelas que voam em velocidades próximas do som ou além. Lembram que na minha última postagem eu disse que em voos de alta velocidade existem vários fenômenos que acontecem com as aeronaves? (Como o avião faz curvas?) Pois é, esse sistema serve para corrigir um fenômeno chamado Dutch Roll, Dança das Holandesas ou Rolamento Holandês. Mas por que o nome Dança das Holandesas? Porque a aeronave começa a fazer uma dança no céu como as holandesas, acontece quando a aeronave inicia um rolamento, onde a asa enflechada que cai, ganha mais sustentação tendendo a voltar à posição inicial, mas essa correção é fraca e a aeronave faz outro rolamento no outro sentido. Os "gifs" postados aqui, mostram o que acontece na explicação anterior.





O Yaw Damper faz com que a estabilidade para corrigir o avião seja mais eficiente evitando que a aeronave fique dançando no céu evitando um uso exagerado do banheiro do avião (hehe).

Lembrando que a explicação aqui feita foi "BEM" resumida para que técnicos e leigos possam entender.

Espero que tenham entendido.

2 comentários: